Histórico

image_print

O I Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa teve lugar em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, em 1966. Foi idealizado pelos professores Antonio Soares Amora (USP), Thiers Martins Moreira (UERJ), Cleonice Berardinelli (UFRJ), Carlos DAlge (UFCE), Leodegário A. de Azevedo Filho (UERJ), Jordão Emerenciano (UFPE), Hélio Simões (UFBA) e Naief Safady (UFMG).

Desse primeiro encontro que contou com a presença de pesquisadores e ensaístas renomados nacional e internacionalmente, constituiu-se um Conselho Deliberativo Permanente, composto por integrantes do grupo idealizador e por professores convidados, a saber: Segismundo Spina (USP), Fernando Manuel de Mendonça (UNESP  Assis), Massaud Moisés (USP), Maria Aparecida B.C. Santilli (USP), dentre outros. Desde o I Encontro, determinou-se que, durante a Sessão de Encerramento, competiria ao Conselho Deliberativo coordenar o processo de eleição da sede do Encontro seguinte, por meio de propostas das universidades pleiteantes.

Assim sendo, no espaço médio de dois anos, ocorreram mais 21 Encontros. Durante o XIV Encontro, realizado em Porto Alegre, de 03 a 07 de agosto de 1992, deflagrou-se de fato a existência da associação ABRAPLIP, tendo sido aprovado seu Estatuto e tendo sido eleita a primeira Diretoria formada por professores da universidade que sediaria o Encontro posterior, bem como o Conselho, composto por dez professores universitários que representariam as diversas regiões do Brasil. Desta feita, procedeu-se à tramitação do processo de registro da Associação nos órgãos legais de Porto Alegre.

Um dos principais objetivos da ABRAPLIP é estimular e desenvolver atividades de ensino e de pesquisa na área da Literatura Portuguesa, visando contribuir para o aperfeiçoamento dos alunos de Graduação e de Pós-Graduação, stricto e lato sensu. A efetivação das atividades da ABRAPLIP se dá por meio da programação de Encontros (hoje Congressos Internacionais), a cada dois anos, com o propósito de proporcionar o contato entre pesquisadores e especialistas do Brasil e do Exterior, com vistas a fomentar o intercâmbio e a difusão da Literatura Portuguesa no Brasil. Compete ainda à ABRAPLIP a publicação dos ANAIS dos Encontros/Congressos.