Revista Itinerários 58

Prezados Professores,

O segundo conjunto de ensaios oriundos dos textos apresentados em conferências e mesas plenárias ao longo do XXIX Congresso Internacional da ABRAPLIP (Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa) acaba de ser publicado na Revista Itinerários 58, organizada pelos professores Dr. Jorge Vicente Valentim (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar), Dr. Rodrigo Valverde Denubila (Universidade Federal de Uberlândia - UFU) e Dr. Gustavo de Mello Sá Carvalho Ribeiro (UNESP/FCL-Araraquara). O evento teve como tema "Afetos, diálogos e resiliências: a literatura portuguesa e as literaturas de língua portuguesa no mundo pós-pandemia" e aconteceu de 25 a 29 de setembro, em São Carlos (SP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Agradecemos a todos os colaboradores.

https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/issue/view/920

  • NOTA DE PESAR:

    A Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa lamenta profundamente o falecimento de Nuno Júdice (29/04/1949- 17/03/2024), um dos mais emblemáticos nomes da poesia portuguesa contemporânea.

    Professor universitário e pesquisador, Júdice foi diretor da Revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Autor de uma vasta obra, estreada em 1972 com a publicação de "A Noção de Poema", os livros de Júdice abrangem além da poesia, a ficção, o teatro e o ensaio.

    Ao longo da carreira literária, Júdice foi condecorado com inúmeros prêmios nacionais e internacionais, destacando-se o Grande Prêmio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, por "Meditação sobre Ruínas", finalista do Prêmio Europeu de Literatura, em 1995, o Prêmio Fernando Namora, em 2004, e o Prêmio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana.

    Na ABRAPLIP Júdice marcou sua última participação no XXVIII Congresso Internacional, sediado pela UERJ, em 2021

NOTA PÚBLICA: CONTRA A CENSURA DE LIVROS NO BRASIL

NOTA PÚBLICA: CONTRA A CENSURA DE LIVROS NO BRASIL

Revista Itinerários 57

Prezados Professores,

Com muita alegria informamos que a Revista Itinerários 57, organizada pelos professores Dr. Jorge Vicente Valentim (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar), Dr. Rodrigo Valverde Denubila (Universidade Federal de Uberlândia - UFU) e Dr. Gustavo de Mello Sá Carvalho Ribeiro (UNESP/FCL-Araraquara), acaba de publicar o primeiro conjunto de ensaios oriundos dos textos apresentados em conferências e mesas plenárias ao longo do XXIX Congresso Internacional da ABRAPLIP (Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa). O evento teve como tema "Afetos, diálogos e resiliências: a literatura portuguesa e as literaturas de língua portuguesa no mundo pós-pandemia" e aconteceu de 25 a 29 de setembro, em São Carlos (SP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Em breve informaremos sobre o número subsequente, também dedicado às apresentações realizadas no eventos.

Nossos mais sinceros agradecimentos a todos os colaboradores.

https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/issue/view/919

NOTA DE PESAR

A Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, com profundo pesar, comunica o falecimento do Dr. Adriano Moura Denubila, pai do professor Rodrigo Valverde Denubila (UFU), Secretário Executivo da gestão 2022-2023 da ABRAPLIP.

A ABRAPLIP transmite aos familiares as mais sinceras condolências e profunda solidariedade neste momento de dor.